Dicas para economizar água ao abrir a torneira - Ecologia e Meio Ambiente - Ser Melhor
Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Ecologia e Meio Ambiente

Dicas para economizar água ao abrir a torneira

Vamos praticar um pouco de cidadania ecológica? Então que tal passarmos da esfera intelectual para a esfera prática? Apresentamos algumas dicas para economizar água na hora de abrir a torneira!

Como vimos no artigo anterior, a água é um recurso escasso e está seriamente comprometido pela poluição e pelo desperdício. Quando ficamos a par dessa situação e nos indignamos (para aqueles que ainda ficam indignados com estas coisas!) demonstramos estarmos conscientes da importância na melhora da qualidade de vida e na proteção dos recursos naturais do nosso planeta. Porém, é relevante irmos além da indignação "intelectual", temos que agir. Se depois da indignação vamos ao banheiro e deixamos a água correr livremente pela torneira enquanto escovamos os dentes; nossa indignação NÃO VALE NADA.

Para nos tornarmos cidadãos do mundo, devemos protegê-lo para que no futuro não nos falte nada, nem para nossos filhos.
Assim, para praticarmos um pouco de cidadania ambiental e passarmos da esfera intelectual para a esfera prática, apresentamos algumas dicas para economizar água na hora de abrir a torneira!

As dicas acima foram tiradas do livro Guia Ecológico Doméstico, de Maurício Waldman e Dan Schneider - Editora Contexto e é uma ótima fonte de referências.

Mas não basta economizar! Sem saber muitas vezes estamos também poluindo as águas dos rios das represas e até mesmo do lençol freático. Abaixo listamos algumas atitudes que contaminam a água, tornando seu tratamento mais caro e muitas vezes tornando este inviável.

Além das dicas acima, vale dizer que uma prática muitíssimo interessante e que pode ser facilmente aplicada por quem mora em casas é coletar a água da chuva que desce pelas calhas para lavar o carro, regar as plantas, lavar o quintal e etc. Apenas recomendamos que não é aconselhável esta água captada para beber. Utilize logo a água ou a deixe em local bem fechado para não facilitar para o mosquito da Dengue. Outra dica é que antes de coletar a água que vem das calhas, deixe por algum tempo a chuva lavar o telhado, assim a água coletada virá com menos fuligem e poderá acentar no fundo dos recipientes mais rapidamente.

Então pessoal, vamos deixar de nos indignar apenas intelectualmente e passar a agir conscientemente!



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

Transition Towns: Você já ouviu falar?

Conheça o Transition Towns o movimento que está mudando a vida das pessoas no mundo inteiro.

Reno, Mariana e Tâmisa.

Cinco exemplos de rios no mundo que foram recuperados

Apesar de muitas vezes sermos pessimistas quanto ao destino dos rios, principalmente depois do desastre de Mariana, exitem bons exemplos de recuperação e despoluição pelo mundo.