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Avaliação Psicológica Infantil: Cuidados e Recomendações

A avaliação psicológica é um recurso essencial do profissional da Psicologia. Avaliar ainda traz consigo uma carga de estereotipação que é preciso tomar cuidado para não reproduzir. No que tange a crianças o cuidado tem que ser muito maior já que o indivíduo pode carregar consigo um rótulo que mais vai causas danos do que ajudar no desenvolvimento.

Ser psicólogo é trabalhar com pessoas a todo momento, saber ouvir, buscar compreender, fazer refletir. Porém às vezes nosso trabalho precisa ser mais minucioso e rígido, baseado por testes psicológicos.

Somente o (a) psicólogo (a) pode aplicar testes psicológicos, sendo vetado por lei o uso por qualquer outro tipo de profissional. Então a demanda pela testagem é grande, tanto por motivos de avaliação como de diagnóstico clínico. É responsabilidade do profissional aplicar testes de maneira ética, somente exercendo esse viés se estiver devidamente preparado, ou poderá causar muitos danos psíquicos e sociais ao cliente.

Quando a testagem é direcionada ao infanto ou ao adolescente é preciso ter um cuidado ainda maior. Crianças e jovens estão em pleno desenvolvimento de suas capacidades físicas, psíquicas e sociais. Encontram-se em uma fase delicada em que os valores são transmitidos, comportamentos são adquiridos ou reprimidos, e sentimentos se aguçam.

As escolas cada vez mais encaminham crianças desde a mais tenra idade para avaliação psicológica, buscando um diagnóstico que explique comportamento que eles considerem repreensíveis, mesmo que por vezes não seja. Fica sob responsabilidade do psicólogo dar a palavra final.

Ao diagnosticar um transtorno ou distúrbio é preciso ter cuidado especial com o parecer que fará a devolução ao solicitante dessa avaliação, pois muitos profissionais acabam rotulando a pessoa e fazendo com que ela mesma se enxergue como doente e incapaz de lidar e vencer a adversidade que se confirma com a testagem.

No diagnóstico infantil essa patologia pode acompanhá-la para o resto de sua vida, fazendo com que sofra preconceitos e que imponha limites para si mesma, como se aquele diagnóstico feito em um período do ciclo vital em que o ser é totalmente maleável e está em mutação constante fosse determinante e final.

É inegável a importância dessa ferramenta, inclusive para estabelecer um plano de atendimento clínico adequado para que a adversidade encontrada possa ser superada ou para que o paciente aprenda a lidar com ela da melhor forma possível, mas é essencial estarmos alertas para que uma avaliação não seja sinônimo de patologização.



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