Aprendemos a amar
É certo que o Homem aprende de tudo sobre a vida, mas quando se trata da questão "amor" todos acreditam que este se realiza naturalmente não necessitando de nenhum aprendizado anterior.
Se o amor fosse algo tão natural, ou seja, se não necessitasse de aprendizado algum, os relacionamentos seriam todos felizes e fáceis de lidar. Porém sabemos que isto não corresponde à realidade. O relacionamento a dois é algo bastante complexo, que também deve ser aprendido.
Quando o amor não "dá certo" o resultado é trágico: pessoas magoadas e muito frustradas, relacionamentos estagnados, sem afeto e nem respeito.
Porém todos esperamos ou intuimos que é através do amor que o Homem pode encontrar a verdadeira felicidade, mas que isto não é algo que está pronto e acabado, mas que está em constante desenvolvimento e, como um flor, merece constantes cuidados e atenção para se manter viva.
Assim, não se sabe amar por natureza. Amar, viver e conviver a dois é um processo de constante investimento afetivo, doação, cuidado e aprendizado.