Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Filmes e Cinema

Arquitetura da destruição e a estética brutal do regime nazista

Não só de grandiosas batalhas e campos de extermínio viveu a humanidade durante a segunda guerra mundial. A arte, arquitetura e estética foram também alvos vitais do nazismo

Quando se fala no regime nazista o comum é lembrar do extermínio de povos e etnias, táticas de guerra e as grandes batalhas além da abordagem pessoal de Hitler e seus comparsas.

Porém um ponto de vista pouco abordado tem a ver com a estética do regime, também ligada com sua propaganda. O nazismo foi extremamente performático (assim como grande parte dos regimes fascistas) e baseado em um ideal de perfeição que retomava a era clássica, em particular a civilização grega.

Toda essa "cultura" estética brutal nazista por trás dos assassinos é mostrada de forma avassaladora no documentário "Arquitetura da destruição" de Peter Cohen (1981).

A busca por uma suposta "perfeição" baseada nas insanidades de seus líderes (a eugenia foi uma das molas do regime), aliada a necessidade de uma propaganda forte e avassaladora justificou, entre outras coisas, o assassinato em massa de internos de casas psiquiátricas, pessoas consideradas inferiores e até mesmo soldados alemães incapacitados pela guerra.

Capa do documentário com a imagem de Hitler em preto e branco
Documentário Arquitetura da Destruição

A suposta "decadência" da sociedade alemã foi abordada em exposições como por exemplo a da chamada "arte degenerada" onde obras de artistas modernistas eram exibidas e relacionadas com transtornos mentais. No Brasil tivemos inclusive alguns casos de perseguição a arte por esta suposta degenerescência que corrompe, utilizada como propaganda política.

Além da deturpação e da falsidade o regime também impulsionou monumentais obras arquitetônicas e investiu em uma arte própria nazista, baseada na "beleza" das formas humanas e nas cenas heroicas, em que o próprio Hitler investia.

O documentário "Arquitetura da destruição" é mais um aviso sobre o perigo que corremos, em qualquer época, ao deixar que o discurso de ódio e a eliminação do diferente seja livremente espalhado ao invés de ser duramente combatido.

Para finalizar nunca é demais lembrar que o nazismo foi um regime de extrema direita.



Veja Também

KOYAANISQATSI - Uma vida fora de equilíbrio

KOYAANISQATSI - Uma vida fora de equilíbrio

Um filme só com imagens que poderá hipnotizá-lo. O mundo que evolui em uma velocidade cada vez maior.

It`s A Wondeful Life - A Vida É Maravilhosa

Que dádivas foram concedidas durante todo o ano a nós? Será que conseguiremos enxergá-las ou alguém é que terá que nos conduzir para enxergá-las?