Novas reflexões sobre interações entre humanos e robôs - Filmes e Cinema - Ser Melhor
Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Filmes e Cinema

Novas reflexões sobre interações entre humanos e robôs

O cientista Hiroshi Ishiguro e seu geminoide

O festival de documentários É Tudo Verdade já ganhou as telas de SP. São 137 filmes, todos com sessões gratuitas, exibidos até dia 06 de abril.

Vale a pena assistir ao documentário “Amor mecânico”. O filme traz uma sensível reflexão sobre os usos e interações dos robôs “inteligentes” em nosso cotidiano e as implicações psicológicas, tecnológicas e sociais.

Um cientista e engenheiro japonês desenvolveu, juntamente com sua equipe, um geminóide (robô idêntico a uma determinada pessoa, como um gêmeo) de si mesmo. Experiência sentida por ele mesmo como “estranha”.

Mostra o árduo trabalho da equipe em aprimorar toda a base tecnológica, motora, estética, bem como comportamental do robô, de forma a torná-lo o mais idêntico possível ao cientista.

A paixão e loucura pelo desenvolvimento do geminóide é tão grande para o cientista que ele chega a expôr sua própria filha em um dos seus experimentos, observando como ela interage com o “pai-robô”. O resultado é interessante e traz amplas reflexões, embora a experiência seja eticamente questionável.

Há também estudos e experimentos com “robôs de estimação” utilizados em asilos na Alemanha, Dinamarca e Itália. Explora-se as primeiras reações das pessoas idosas em contato com o robô, o posterior apego emocional e os conflitos entre estes sentimentos e os limites e possibilidades de um objeto tecnológico. É muito interessante a mudança comportamental provocada por essas interações em uma senhora idosa.

Um dos questionamentos do filme é se as pessoas que se afeiçoam a estes robôs perdem a consciência do caráter artificial destes objetos, passando a considerá-los como seres vivos. Eu me pergunto se nós mesmos em nosso cotidiano não fazemos o mesmo com inúmeros objetos e situações…



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

Não existe um só caminho

Clube da Luta

Clube da Luta

Baseado no livro de Chuck Palahniuk Clube da Luta traz uma visão completamente diferente de tudo que você já viu sobre a sociedade e a mente humana.