40 ilustrações crÃticas de Pawel Kuczynski
A Arte tem como uma de suas principais funções, que às vezes parece ter se perdido pelo caminho, denunciar, criticar, fazer pensar.
Dentro deste contexto alguns artistas nacionais e internacionais são bem conhecidos como, por exemplo, "Os Gêmeos" ou "Banksy", mas talvez você não conheça Pawel Kuczynski.
Pawel Kuczynski é um cartunista/ilustrador polonês nascido em 1976. Graduado pela Academia de Belas Artes de Poznam e especializado em Artes Gráficas trabalha com Ilustrações satÃricas desde 2004 e já foi agraciado com mais de 100 diferentes prêmios.
Em 2005 recebeu o prêmio "Eryk" da Associação Polonesa de cartunistas como artista revelação por haver ganho inúmeros prêmios pelo mundo.
Tantos prêmios justificam-se já que a temática de seu trabalho é universal, abordando a desigualdade, a fome, ativismo ecológico e a falta de liberdade, por exemplo, temas estes que fazem parte do cotidiano de qualquer paÃs, especialmente do Brasil.
Aliás falando em Brasil, a primeira vez que vimos suas obras imaginamos ser um artista brasileiro e não polonês, pois sua temática encaixa-se tão bem à nossa realidade que só um filho da terra, em nossa imaginação, teria condições de traduzir as mazelas nacionais desta forma. Ledo engano imaginar que os problemas do Brasil são únicos e exclusivos nossos e foi o que Pawel Kuczynski mostrou-nos.
Talvez possamos não concordar com alguns dos questionamentos de Pawel Kuczynski, mas se eles nos fizerem minimamente refletir já será um grande avanço, pois o cotidiano geralmente faz-nos agir e pensar mecanicamente.
Para entender um pouco mais o que se passa na cabeça deste fantástico artista é interessante conhecer algumas de suas frases:
"Me considero um observador de tudo que se passa ao meu redor"
"Acredito que os artistas podem mudar tudo"
"Eu tento converter em desenhos minhas observações sobre a condição humana"
"A arte moderna não interessa às pessoas comuns"
Procuramos organizar algumas das criações de Pawel Kuczynski de forma temática para facilitar a visualização de tantas obras, porém sabemos que tal organização está longe de abranger todas as temáticas contidas em seu trabalho.