Para que serve tudo isso? - Julian Baggini
Qual a razão de nossa existência? Por que estamos aqui? Todos nos fazemos perguntas como essas em algum momento e grandes filósofos se debruçaram sobre elas. No entanto, o caráter amplo e misterioso de tais questões assusta e faz crer que não é possÃvel encontrar uma resposta - entender o sentido da vida seria algo fora de nosso alcance.
Com base em filósofos que vão do clássico Aristóteles aos existencialistas além de utilizar a cultura pop como uma espécie de quebra da seriedade do pensamento filosófico citando Douglas Adams, Monty Python, Madonna etc. Julian Baggini procura explorar o assunto de forma a tentar não torná-lo árido para um público leigo.
O autor questiona muito fortemente supostos detentores da verdade como seitas, religiões, gurus e receitas de auto-ajuda procurando encontrar caminhos mais "honestos" focando em uma visão mais humanista.
Embora o livro tenha muitos méritos em um sentido geral Baggini apela em alguns momentos para um imperativo categórico de suas próprias bases de conhecimento, alicerçada na filosofia ocidental, e comete alguns equÃvocos em falar sobre vertentes filosóficas ao qual não domina ou que tem conhecimento muito superficial (o qual ele mesmo admite no livro).
Uma obra para ser lida de maneira a encarar pontos de vista diferentes.