Michel Houellebecq - Submissão - Livros & Literatura - Ser Melhor
Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Livros & Literatura

Michel Houellebecq - Submissão

Livro polêmico que conta a história de uma França sob um regime muçulmano

Submissão talvez passasse desapercebido pela crítica e pelo público em 2015 (pelo menos o brasileiro) se não fosse o ataque ao tabloide de humor francês Charlie Hebdo. A partir deste evento falou-se aqui e ali sobre um polêmico livro recém lançado na França que trata da questão muçulmana.

Escrito em primeira pessoa o livro ficcional 'Submissão' do francês Michel Houellebecq narra a história de um professor universitário especialista na obra de Joris-Karl Huysmans que vive em uma França marcada pela mudança no panorama político e social.

Em um futuro próximo a subida ao poder da chamada Fraternidade Muçulmana, representada por Mohammed Ben Abbes, da início a mudanças progressivas na política e sociedade francesas. Tais mudanças são, na verdade, um reflexo da própria Europa como um todo. A influência islâmica passa a ser cada vez maior em todas as áreas da vida através tanto de leis como de costumes introduzidos aos poucos.

Apesar de 'Submissão' ser uma obra ficcional é possível perceber, conforme se lê, que existem várias referências a autores e linhas de pensamento reais e pesquisando um pouco sobre Huysmans logo notamos que a vida deste e a do protagonista do livro possuem semelhanças em sua evolução.

O livro também traz passagens com descrições de sexo explícito que, apesar de fazerem sentido no contexto geral (o sexo no caso), poderiam tranquilamente ser substituídas por descrições mais veladas e até mais poéticas. A pornografia explícita contida no livro é perfeitamente descartável (e em certo sentido até de mau gosto) e provavelmente foi introduzida apenas para chocar o leitor.

Se pesquisarmos sobre Michel Houellebecq, o autor do livro, notaremos que ele é criticado por sua postura xenofóbica e em especial anti-islâmica. Esta postura pode ser percebida no decorrer do livro onde, apesar de não haver uma crítica direta ao islã, a mostra de maneira velada, introduzindo certas passagens que jogam na cara do leitor um grande contraste entre este e preceitos morais ocidentais.

No geral o leitor pode ficar em dúvida se a polêmica em torno do livro se deve mais ao tema da influência muçulmana no ocidente ou se pelas cenas de sexo gratuitas.



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

A mágica da arrumação & Isso me traz alegria - Marie Kondo

Dois livros que revolucionaram a maneira de organizar lares e melhorar nossa qualidade de vida

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo

Vencedor do Oscar 2012 de melhor curta animado, "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" ou em português "Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo" me trouxe reflexões interessantes sobre o que é ler e o porquê de se inciar nesta seleta arte.