Saiba viver com qualidade
Estamos vivendo em tempos de muito estresse e pouca qualidade de vida. São tantas obrigações, tantas preocupações e tão pouco tempo para resolvermos tudo que vivemos em constante tensão. Não é a toa que, volta e meia, aparecem nos jornais e meios de comunicação matérias que nos deixam assustados. Temas como “Depressão” ou “Síndrome de Burnout” estão constantemente sendo matérias de jornais e revistas e demonstram claramente que precisamos estar atentos para que não sejamos mais uma vitima destas “epidemias”. Mas o que podemos fazer?
Nós, seres racionais, intelectuais e “multimídia” estamos a cada dia nos afastando mais de nossas raízes e de nós mesmos. Estamos sempre muito ocupados para prestarmos atenção em como nosso corpo reage a tudo isso e não percebemos ou não damos importância aos “pedidos” de socorro que nosso corpo demonstra. Com isso estamos apenas vivendo, sem qualidade e profundidade. Os anos estão passando e não nos damos conta de como a vida está seguindo sem sentido e sem valor.
Estamos preocupados em sermos competentes, profissionais exemplares, grandes dirigentes, etc. e não estamos sendo competentes conosco. Pelo contrário, estamos sendo cada vez mais negligentes com nosso organismo exigindo que ele funcione perfeitamente sem ao menos lhe dar a devida atenção. Uma demonstração disso é a forma como respiramos. O ar simplesmente entra e sai por nossas narinas, sem que ao menos tenhamos noção do caminho vital que ele percorre. Respiramos mal, comemos mal e dormimos mal. Dedicamos horas e horas ao trabalho e não dedicamos quase nada ao descanso e ao lazer. E quando adoecemos ou envelhecemos, nos damos conta de que a vida passou tão rapidamente que não a sentimos.
Mas ainda é tempo de mudar... e levar uma vida com qualidade. Para isso precisamos dar ao nosso corpo o que ele precisa: alimentação adequada, boas noites de sono, exercícios ou atividades físicas, momentos de paz, alegria e prazer. Eis aqui algumas dicas de como isso pode ser feito:
- Conecte-se com seu interior. O primeiro passo para nos conectarmos com
nosso interior é pararmos para respirar. Isso mesmo. Sente-se em um lugar
tranqüilo, feche seus olhos e apenas respire. Você irá sentir seu corpo! - Procure fazer algo do qual você goste como ler um livro, ir ao cinema, ir a
praia, jogar vídeo game ou simplesmente ficar sem fazer nada. - Movimente seu corpo com exercícios, caminhadas, yoga, pilates, tai chi
chuan ou algum tipo de dança. - Trate seu corpo com carinho, dando-lhe momentos de prazer como uma
boa massagem. - Deixe de ser exigente consigo e ria de seus erros.
- Divirta-se muito, de muita risada e deixe a vida fluir com leveza.
- E, acima de tudo, curta os momentos de alegria que a vida lhe dá como, por
exemplo, um simples almoço de domingo com a família.
Lembre-se sempre desta frase: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido… (Dalai Lama)”.
Pense a respeito!