Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Trabalho e Profissão

Repensar a escolha profissional

Todo início de ano temos a oportunidade de fazer novos planos, repensando as antigas escolhas, o momento presente e o que desejamos para o futuro. É importante procurarmos viver a nossa vida profissional o mais próxima possível de nossos desejos, encontrando satisfação na faculdade, profissão e/ou trabalho que realizamos.
Todo fim de ano dá uma sensação esquisita! Muitos de nós fizemos muitos planos, mas efetivamente concretizamos poucos. É verdade que alguns não eram tão relevantes e nem tão urgentes assim, mas é comum adiarmos a realização de planos importantes, que incluem os nossos desejos e nos quais podemos encontrar satisfação e motivação.

Existem limites sociais importantes, que dificultam a realização de alguns planos, mas tenho certeza que algumas realizações esbarram nas nossas próprias desculpas. Sabe, muitas vezes nos acomodamos e acostumamos até mesmo com aquilo que não está bom e que não nos traz realização.

Bem, vamos deixar o ano que passou para trás e pensar neste ano de agora, que só está no início e dá tempo para colocar muitas coisas em prática.

Este artigo é dedicado para todos aqueles que querem realizar projetos que realmente valham a pena para si mesmos, que traga satisfação. Não estou falando de satisfação apenas egoísta, mas de satisfação responsável, que leve em consideração o desejo pessoal e o sentido social do que se está procurando.

Estou escrevendo para aqueles que estudam este ano para fazer oVestibular e estão escolhendo uma profissão, para os que já passaram no Vestibular e iniciam a faculdade que escolheram, para os que já trabalham no que gostam, para os que ainda não trabalham, para os que trabalham no que não gostam, etc.

Passamos a maior parte de nossas vidas trabalhando, por isso é tão importante revermos constantemente o que estamos fazendo para não ficarmos atuando profissionalmente como robôs, sem crítica e esquecendo do sentido daquilo que realizamos. Sentido tanto para nós quanto para aqueles cujo nosso trabalho se dirige, seja direta ou indiretamente.

Para escolhermos o que realmente queremos temos que ouvir os nossos sentimentos (escutar o coração), ter informações reais sobre o que nos interessa e saber as pistas do caminho para chegar onde queremos.

Por exemplo: meu coração diz que desejo ser professora de Português, vou buscar lembrar de professores e pessoas dessa área que conheci e me inspiraram; vou conversar com professores para saber detalhes da profissão e como está o campo de trabalho; vou ler sobre o assunto em guias de profissão, jornais, dentre outros; vou visitar faculdades e conhecer os diferentes currículos, horários de cursos, preços, etc. Se já terminei o segundo grau vou ver se estudo sozinho ou faço cursinho para entrar na faculdade, se já sou formado e trabalho em outra área vou ver como farei para cursar a faculdade e trabalhar, etc. Se não terminei o colégio tenho que terminar, etc.

É muito importante escutarmos o nosso desejo. Hoje em dia muita gente fica doente porque é infeliz no trabalho e na vida. Mas é importante também conhecer as informações da realidade para sabermos onde estamos pisando, os desafios, se o emprego ou profissão realmente tem haver com o que imaginamos e esperamos. Além das nossas emoções temos que escutar a nossa razão e avaliarmos a situação e escolher o que vale a pena para nós.

Lembre-se o ano só está no início. Temos tempo de respensar nossas escolhas e avaliarmos com o coração e com a cabeça, a fim de podermos estar mais felizes e satifeitos com nossa vida. Repensando os objetivos pessoais e sociais do que desejamos concretizar.



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

A importância da oportunidade na vida profissional

Breve reflexão sobre um dilema que afeta muitas pessoas no início da carreira, ou ao longo da vida quando se decide mudar de profissão.

As Fases do Esgotamento pelo Stress no Trabalho

O stress, um mecanismo de defesa do corpo, quando mantido em funcionamento por muito tempo desencadeia inúmeros problemas, tanto físicos quanto psicológicos. O presente artigo traz uma lista de sintomas de cada fase do stress.