Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Filmes e Cinema

“Looser” é deixar de ser quem se é

Cartaz do filme Pequena Miss SunshineO que podemos esperar de um pai motivador fracassado que tenta emplacar seus 9 passos para o sucesso, um avô viciado em heroína, um adolecente que apenas lê Nietzsche e não fala ha 9 meses, um tio suicida e uma filha atrapalhada que é classificada para um concurso de beleza?

Bom, para o padrão americano de sucesso (e também para o de muitos outros países) esta é uma família de perdedores e sua história deveria ser banida. Mas será que devemos sacrificar o que somos à fim de “vencermos”, ou seja, se travestir da máscara que a sociedade acredita ser o perfil ideal?

As confusões e enrascadas que a família Hoover se mete são tão hilárias e inusitadas que até um defunto eles carregam na kombi em que atravessam o país para chegar ao local do concurso “Little Miss Sunshine”. Mas no meio da confusão aos poucos eles vão se encontrando e descobrindo uma nova maneira de ser uma família, que não precisa ser a ideal.

Apesar de ser uma comédia, o filme nos faz refletir sobre o que é ser um perdedor e um ganhador, conceitos estreitos e massificados que nem de longe exprimem a complexidade que são as pessoas e mesmo as famílias. É como Frank cita no filme o escritor Marcel Proust “ele sempre foi um perdedor mas nunca se arrependeu disto, pois foi por ser perdedor que ele foi quem era”.

Pequena Miss Sunshine pode muito bem reforçar o sentido da famosa frase de León Tolstói de que “As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira”. Ainda bem que não existe maneira certa para se ser feliz.



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

Como 14 clássicos da ficção científica veem o futuro

A ficção científica vai muito além de tentar prever o futuro ou como mero entretenimento, ela envolve também olhar o presente e o passado e entender como a sociedade evolui, seja esteticamente, eticamente ou tecnologicamente

Clube da Luta

Clube da Luta

Baseado no livro de Chuck Palahniuk Clube da Luta traz uma visão completamente diferente de tudo que você já viu sobre a sociedade e a mente humana.