Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Espaço Ser Melhor

Sobre a participação feminina na política e um pouco mais

Questionamentos sobre a sub-representatividade feminina na política brasileira.

Visitando o passado, construindo o futuro

A construção de uma vida sólida depende da qualidade dos alicerces.

Pesquisa indica que a ascensão do conservadorismo pode estar ligado a diminuição das desigualdades

Pesquisa da USP que utiliza dados do período democrático de 1984 até 2015 indica que a diminuição das desigualdades e o aumento real do salário mínimo podem ter influenciado na reação de uma ala conservadora da sociedade brasileira

Como posso colocar a alteridade em minha vida e nas minhas relações sociais

Diante de todas as relações existentes na sociedade, será que conseguimos olhar para outro, independente do seu modelo de vida, com alteridade? Olhar para o outro e para si de maneira compreensiva pode ser o primeiro passo.

Muita informação mas pouco conhecimento: O dilema moderno.

Informalienação - a informação que aliena

A informação é repassada rapidamente, mas você realmente confia nela?

Elas estão em toda parte e usam dados incompletos ou descontextualizados para confundir.

Conhecendo os argumentos falaciosos: Falácias indutivas

Muito comum na imprensa as falácias indutivas usam dados parciais, pedaços de informação selecionados a dedo, comparações tendenciosas e outros métodos para provar ou refutar conclusões.

Qual a nossa relação com o tempo?

Nada é Mais Valioso Do Que o Seu Tempo

Numa época que vivemos uma rotina frenética e que não temos tempo pra nada, é bom repensarmos nossa relação com um dos nossos bens mais preciosos: o tempo.

Voto nulo é um direito?

Anular o voto é anti-democrático? Mitos e verdades.

Coisas que você precisa saber sobre o voto nulo e branco e suas implicações e significados nas eleições.

Falácias do tipo fugindo ao assunto

Como identificar falácias em discussões - fugindo ao assunto

Falácias são utilizadas a todo momento em discussões para defender argumentos que não se sustentam, por isso a importância em saber identificá-las. Vamos falar sobre uma das mais comuns, as do tipo Fugir ao Assunto.

Diferenças fazem parte do ser humano

Por que é tão difícil aceitar as diferenças entre as pessoas?

Este texto se propõe a refletir sobre a origem dos atos cotidianos de discriminação e violência contra diversos grupos, bem como caminhos possíveis para a construção da tolerância e do convívio pacífico e respeitoso entre todas as pessoas.

Equilíbrio, reflexão e dedicação

Tutorial para a vida

Reflexão, equilíbrio e dedicação. Um caminho difícil porém possível no texto de Raissa Nunes

Sejamos todos garis

Você já parou para pensar que ser gari, uma profissão tão desvalorizada, deveria ser o ideal para todos nós?

Jeff Gillette e a distopia dos desenhos

Jeff Gillette e a distopia do mundo mágico dos desenhos

Utilizando desenhos clássicos, e em especial os da Disney, o artista criou mundos com uma estética distópica e pós apocalíptica

Banksy, o famoso desconhecido

A contestadora Street Art do misterioso Banksy

Ninguém sabe quem ele é mas ele está em muitos lugares. Banksy e sua arte contestadora é como um tapa na cara.

A podosfera brasileira possui mais de 700 diferentes programas

O Podcast e a reinvenção da comunicação pela voz

O que é Podcast? Como escutar? Quais programas valem a pena? Conheça uma nova maneira de entreter e informar-se!

Em meio as tempestades o que realmente é importante?

Um novo olhar sobre as incertezas do cotidiano

Apagões, falta de água, catástrofes... Desistir ou não? Como viver e sentir-se satisfeito no meio de tantas más notícias? Parece impossível, não é mesmo? Este texto propõe um novo olhar sobre o nosso cotidiano.

A cada eleição devemos tomar mais cuidado com a informação que recebemos

Fichas sujas, redes sociais, boataria e o que mais pode comprometer seu voto

As redes sociais ganharam uma enorme força na tomada de decisões das pessoas, vide os protesto de Junho de 2013. Além desta, outras características peculiares de nossas eleições deveriam preocupar os eleitores. Veja alguns pontos importantes na hora do voto para não ser enganado.

Do laboratório para as lojas. Como vender mais através da compreensão do comportamento

Como os preços e as marcas podem nos manipular

Seja através do medo, dos preços, de meias verdades ou de outras inúmeras estratégias, as marcas ou empresas podem nos enganar, direcionando-nos a comprar o que não precisamos ou adquirir algo que parece, mas não é.

Pawel Kuczynski utiliza sua arte para fazer críticas ácidas.

40 ilustrações críticas de Pawel Kuczynski

Conheça Pawel Kuczynski, artista gráfico polonês que através de sua arte faz reflexões e críticas, utilizando-se do humor, para tratar da realidade e problemas universais.

Você sabe com quem está falando? Mario Sergio Cortella responde.

Você sabe com quem está falando?

Você já teve que ouvir de alguém aquela irritante indagação "Você sabe com quem está falando?" e ficou sem reação ou indignado? O filósofo Mario Sergio Cortella dá uma resposta muito afiada a esta pergunta.

Acorda Brasil! Acordou?

Brasileiros querem mudanças no país, mas para isto precisamos mudar também!

Não é só por 20 centavos será por um Brasil melhor

"Não é só por 20 centavos". Será por um Brasil melhor?

As manifestações que ocorrem em todo o país em junho de 2013 desafiam as antigas formas de protesto entre as pessoas, já que são apartidárias, sem liderança e com reivindicações as mais diversas. Para quem vive NA e DA Internet isto é mais que óbvio e, em minha visão, segue o mecanismo da própria Internet, que é o da descentralização.

Galinha Pintadinha, PC Siqueira e Camila MakeUp são alguns dos famosos do YouTube

Desisto da televisão ! Alternativas para substituir a TV pelo YouTube.

Quem foi criado nos anos 80 e 90 a TV era uma das únicas opções de diversão em casa. Hoje, com a Internet e os canais de vídeo como o YouTube, as opções são inúmeras. Não precisamos mais agüentar a péssima programação da TV e para isto trago algumas opções de canais do YouTube para divertir e aprender.

Bitcoin, uma moeda que nasceu na Internet

Bitcoin, o novo pulso monetário da Internet

Em meio as muitas iniciativas que vagam pela Web o BitCoin causou grande burburinho por ser uma moeda digital em que ninguém pode saber quem é você e que não necessita de bancos para existir. Analisamos alguns dos aspectos desta nova moeda e... ficamos muito impressionados.

Que tal assistir filmes com garfo e faca nas mãos?

O cinema poder nos trazer muita inspiração em vários aspectos e também deixar impressões permanentes em nós. Que tal nos inspirarmos nos filmes para voltar a saborear as delícias da gastronomia feitas em nossa casa?

Um livro por dia – uma viagem à Paris através da singular livraria Shakespeare and Company

O PodCast fala sobre o livro que narra a vivência do autor Jeremy Mercer, durante uma marcante fase de sua vida na livraria Shakespeare and Company em Paris.

A Loucura e a Reforma Psiquiátrica

O conceito de loucura se constrói socialmente, pois só se percebe como o outro é diferente no momento em que ele se relaciona e é comparado.

O Brasil e as minorias

Este texto traz uma interessante reflexão sobre a valorização de alguns grupos sociais em detrimento de outros.

Você sabe abraçar as oportunidades da vida?

Muitas pessoas se queixam de não ter sorte, de que sua vida nunca muda, entre outras coisas. Mas, será que isso é verdade?

Fome e Desperdício de Alimentos

Milhares de pessoas no mundo todo passam fome, entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde sua produção até na nossa cozinha, demonstrando a necessidade de se rever conceitos e atitudes em relação a esta situação.

Cuidado com os apelos em nome do Natal

O Natal transformou-se em uma das mais rentáveis datas do comércio, levando facilmente ao endividamento. Com um planejamento e criatividade é possível comemorar-se esta data com responsabilidade e a alegria que ela transmite.

Eu sou jovem e você?

A nossa idade não é traduzida unicamente pelo nosso registro cronológico, nem por nossa aparência. Pode ser reflexo de nosso estado de espírito, portanto, não envelhecer é possível.

De quanta informação realmente precisamos?

Que atitudes podemos tomar em nossas vidas para que a sociedade da informação não nos engula? Esta pergunta foi feita para psicólogos pelo site Ser Melhor e suas respostas podem ser lidas neste artigo.

Escolhendo o seu candidato. Que critérios seguir ?

Votar é muito mais que apertar um botão. Mas como decidir pela escolha de um candidato? Procuro listar alguns tópicos que acredito serem importantes para esta decisão.

Como a linguagem organiza nosso pensamento

Por estar a palavra intimamente ligada a imposição de idéias, a complementação de nosso caráter e muitos outros aspectos é de extrema importância estudar tal assunto. Mas como a linguagem é adquirida e processada pelas crianças para se chegar até tal grau de sofisticação?

ESCUTAR É IMPORTANTE PARA TODOS - não é só coisa de psicólogo!

Será que quando estamos quietos enquanto a outra pessoa nos fala estamos realmente ouvindo? Será que é apenas do psicólogo a função de ouvir e compreender aos outros? Seremos apenas formigas nos trombando no mundo ou indivíduos com empatia?

Como ter atitudes compreensivas

Muitas pessoas, ao verem seus amigos e familiares em situações de conflitos ou estresse, não sabem muito bem o que dizer para demonstrar apoio emocional e acabam piorando a situação... Veja algumas dicas de como fazer isso sem cometer gafes que acabam tendo o efeito contrário.

Como aprender a ler sonetos

O artigo mostra as principais características da leitura literária e quais as estratégias para o aprendizado da leitura em versos.

Meu medo de estar só

Toda noite eu tenho medo de ficar sozinho comigo mesmo, por isto prefiro a vida da família do comercial de margarina do que meditar sobre a minha. E como será que minha vida terá continuidade, como mais uma novela barata?

Políticos e Corrupção: um espelho de nossa sociedade?

Reclamar dos políticos e da corrupção no país não é novidade, porém uma pesquisa revela que podemos, na verdade, ao nos indignar com estes, estar agindo com hipocrisia! Votar requer reflexão e vontade de mudar!

Considerações sobre a verdade (A eterna procura, o eterno desencontro)

Existirá a verdade absoluta ou esta é uma concepção pessoal? Assunto sempre polêmico e por muitos tratado com ortodoxia que procuro trazer para discussão, a partir de uma visão pela física.

Problematizando a Educação (parte 2)

Qual seria a "verdadeira" função da educação para o ser humano? Qual o seu objetivo mais fundamental?

Problematizando a Educação

Qual seria a "verdadeira" função da educação para o ser humano? Qual o seu objetivo mais fundamental?

Primeira Parte do artigo

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como dispositivos da reforma psiquiátrica

Neste artigo você conhecerá o que são os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e qual sua importância para a melhoria na qualidade do atendimento em saúde mental.

Mito? Isto também pode acontecer com você!

Uma conversa, um peixe frito e um mistério... não é somente dar uma de detetive, é compreender o significado de algo que está dentro de cada um de nós.

Respeito é bom e todo mundo gosta

O Respeito é tão desrespeitado atualmente, não ? Sujeira por toda parte, o meio ambiente à beira de uma catástrofe, violência, ganância, corrupção...talvez aí falte o respeito. Então neste ano que se inicia vamos começar por aí: pelo RESPEITO.

Final de ano sem promessas vãs

A vontade de mudar, de SER MELHOR não envolve apenas tomar uma decisão sobre algo que se "deve fazer" mediante pressões da sociedade, mas sim um conhecimento da natureza do que é mudar e de quem você é.

Moradias Provisórias e o processo de reinserção social

A lei 12.316/97, de autoria da vereadora Aldaíza Sposati, cria a política de atenção a população de rua para o município de São Paulo, passando a introduzir, dessa forma, em todas as áreas do governo a atenção a essa população e exigindo a inclusão social.

Educação e cidadania

Ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.