Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Ecologia e Meio Ambiente

Dicas para economizar água ao abrir a torneira

Vamos praticar um pouco de cidadania ecológica? Então que tal passarmos da esfera intelectual para a esfera prática? Apresentamos algumas dicas para economizar água na hora de abrir a torneira!

Como vimos no artigo anterior, a água é um recurso escasso e está seriamente comprometido pela poluição e pelo desperdício. Quando ficamos a par dessa situação e nos indignamos (para aqueles que ainda ficam indignados com estas coisas!) demonstramos estarmos conscientes da importância na melhora da qualidade de vida e na proteção dos recursos naturais do nosso planeta. Porém, é relevante irmos além da indignação "intelectual", temos que agir. Se depois da indignação vamos ao banheiro e deixamos a água correr livremente pela torneira enquanto escovamos os dentes; nossa indignação NÃO VALE NADA.

Para nos tornarmos cidadãos do mundo, devemos protegê-lo para que no futuro não nos falte nada, nem para nossos filhos.
Assim, para praticarmos um pouco de cidadania ambiental e passarmos da esfera intelectual para a esfera prática, apresentamos algumas dicas para economizar água na hora de abrir a torneira!

As dicas acima foram tiradas do livro Guia Ecológico Doméstico, de Maurício Waldman e Dan Schneider - Editora Contexto e é uma ótima fonte de referências.

Mas não basta economizar! Sem saber muitas vezes estamos também poluindo as águas dos rios das represas e até mesmo do lençol freático. Abaixo listamos algumas atitudes que contaminam a água, tornando seu tratamento mais caro e muitas vezes tornando este inviável.

Além das dicas acima, vale dizer que uma prática muitíssimo interessante e que pode ser facilmente aplicada por quem mora em casas é coletar a água da chuva que desce pelas calhas para lavar o carro, regar as plantas, lavar o quintal e etc. Apenas recomendamos que não é aconselhável esta água captada para beber. Utilize logo a água ou a deixe em local bem fechado para não facilitar para o mosquito da Dengue. Outra dica é que antes de coletar a água que vem das calhas, deixe por algum tempo a chuva lavar o telhado, assim a água coletada virá com menos fuligem e poderá acentar no fundo dos recipientes mais rapidamente.

Então pessoal, vamos deixar de nos indignar apenas intelectualmente e passar a agir conscientemente!



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

Sacolas plásticas X meio ambiente

As sacolas plásticas ou saquinhos de supermercado são uma "praga" moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós. Saiba mais sobre seus malefícios e como eliminá-la de sua vida.

Se as nascentes morrem, nossa água acaba.

Falta d'água, nascentes e a morte anunciada

O Brasil trata de maneira vergonhosa um de seus principais bens: a água. Não é por culpa de São Pedro ou do período atípico que enfrentamos que a falta de água está ai. Muito dinheiro será gasto quando as soluções estão em medidas muito mais baratas e eficientes