Nada é Mais Valioso Do Que o Seu Tempo - Espaço Ser Melhor - Ser Melhor
Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Espaço Ser Melhor

Nada é Mais Valioso Do Que o Seu Tempo

Qual a nossa relação com o tempo?
Numa época que vivemos uma rotina frenética e que não temos tempo pra nada, é bom repensarmos nossa relação com um dos nossos bens mais preciosos: o tempo.

Sempre fui fascinado pelo tempo. Afinal, todo mundo sabe o que é o tempo, mas ninguém consegue defini-lo com precisão. Os mais sensíveis conseguem senti-lo. Os mais sábios, aproveita-lo. Para os mais velhos, o tempo é uma memória. Para os jovens, o futuro. A maioria das pessoas, porém, costuma dizer que não têm tempo pra nada. O que elas querem dizer, na verdade, é que não sabem administra-lo, pois o tempo é um bem comum a todos. O que nos resta é termos uma relação harmoniosa com ele.

Alguns meses atrás, por exemplo, fui ao cinema assistir "Alice Através do Espelho". Dentre todas as cenas marcantes do filme, uma delas destacou-se. (Atenção para spoiler leve). No filme, há um personagem chamado "Tempo". Conforme o nome sugere, ele é ? de fato ? a personificação do próprio chronos. Então, em determinado momento do longa-metragem, Alice lhe pergunta ingenuamente:

"Posso ter um minuto do seu tempo?".

Eis que o Tempo lhe responde sorrindo, de forma jocosa:

"Eu sou o próprio tempo. Se eu lhe der um minuto, estarei lhe dando um pedaço de mim".

A resposta deste personagem me instigou a uma reflexão profunda: quando doamos nosso tempo a alguém, estamos, na verdade, doando um pedaço de nós mesmos; estamos doando uma fatia da nossa vida... E não há nada mais bonito e valioso do que doar a nossa vida a alguém.

Seja ouvindo a amiga reclamar de seu relacionamento conturbado, seja ensinado seu sobrinho a jogar futebol, seja ajudando sua irmã mais nova com o dever de casa, ou até mesmo ouvindo as histórias da sua avó pela quinquagésima vez: você está doando um pedaço de você. E isso é mágico!

Nem sempre as pessoas querem presentes caros, festas e viagens. Muitas vezes, o que alguém mais precisa é que você a chame no bate-papo para conversar e perguntar como ela está; que vá a casa dela e diga: "hey, te trouxe um vinho e um abraço apertado".

Esses pequenos momentos que compartilhamos o nosso tão precioso e estimado tempo com alguém que amamos é que fazem a vida valer a pena. Porque, no fim das contas, quando nosso prazo de validade na terra estiver expirando, tudo que nos restará são memórias. E memórias nada mais são do que fragmentos de tempo.



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

Muita informação mas pouco conhecimento: O dilema moderno.

Informalienação - a informação que aliena

A informação é repassada rapidamente, mas você realmente confia nela?

Você sabe com quem está falando? Mario Sergio Cortella responde.

Você sabe com quem está falando?

Você já teve que ouvir de alguém aquela irritante indagação "Você sabe com quem está falando?" e ficou sem reação ou indignado? O filósofo Mario Sergio Cortella dá uma resposta muito afiada a esta pergunta.