A experiência de autonomia territorial zapatista em Chiapas, México - Livros & Literatura - Ser Melhor
Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Livros & Literatura

A experiência de autonomia territorial zapatista em Chiapas, México

A revolução Zapatista na região de Chiapas vista nas perspectivas socioespacial, histórica e in loco

Em 1 de Janeiro de 1994 um grupo de revolucionários, majoritariamente indígenas, toma de assalto varias cidades na região no sul do México. Neste mesmo dia entrava em vigor o acordo do Nafta, tratado de livre comercio entre Canada, Estados Unidos e México.

Entre os dois eventos não há nenhuma coincidência. A revolução zapatista, como foi chamada, é um movimento de base indígena e que se colocou contra as constantes violações dos diretos dos povos originários e contra as medidas neoliberais implementadas pelo governo mexicano ao longo dos anos que pavimentaram o acordo do Nafta e resultaram em um enorme desastre social.

O livro do geógrafo Fábio M. Alkmin é o resultado de sua tese de mestrado em que investiga a revolução zapatista, suas origens históricas, contextos e de que maneira resiste ate hoje promovendo a autonomia de varias regiões no sul do México. O livro não é só baseado em pesquisa documental mas também em pesquisa de campo já que o autor esteve no México e visitou as comunidades para melhor conhecer a realidade destes povos.



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

O livro proibido!

Roberto Carlos em Detalhes - Sim, eu li a biografia proibida do "Rei"

Intitulado como ‘Rei’ da música brasileira pelas gravadoras em um tempo que praticamente não havia escolhas, Roberto Carlos tornou-se figura intocável e mitológica. O livro que o traz novamente ao estado de mortal foi o estopim da discussão sobre a liberdade de informação.

Composição de imagens com José Mindlin, a fachada da biblioteca e livros antigos

Coleção Brasiliana - A Biblioteca Guita e José Mindlin

Conheça a Coleção Brasiliana e a história de um apaixonado por livros: José Mindlin, que decidiu dividir este tesouro com todos nós! Esta Coleção é formada por obras que tratam do Brasil, tantos as escritas por brasileiros, quanto por estrangeiros, são fonte de pesquisas para o entendimento de nosso país. Esta preciosidade encontra-se em um belo e contemporâneo edifício, localizado na Universidade de São Paulo.