Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Livros & Literatura

Thomas Mann - A Montanha Mágica

Clássico do escritor alemão procura mostrar a sociedade européia burguesa do início do seculo XX e sua busca por uma finalidade que não o tédio.

Assim que chega a estância, no alto dos Alpes Suíços, Hans Castorp é apresentado ao médico Dr. Krokowski que em breve conversa logo afirma "não haver encontrado um homem de perfeita saúde". A afirmação é pungente e não poderia ser mais adequada ao ambiente em que o protagonista de "A Montanha Mágica" acabara de adentrar, ambiente este que provavelmente o leitor de Machado de Assis, e mais especificamente aquele que leu "O Alienista", não poderia deixar passar desapercebido.

Em um lugar onde se dizia "o mês ser a mínima unidade de tempo" a doença é tratada de maneira bizarra, quase jocosa, servindo como pretexto para tudo menos a cura. É a desculpa ideal para uma burguesia européia do início do século XX manter-se ociosa, separada dos comuns "lá de baixo", "da planície" já que os "daqui de cima" possuem algo diferente, superior.

Capa geométrica representando uma montanha em preto, branco e vermelho desbotado
Livro A Montanha Mágica
de Thomas Mann - Ed. Cia. Das Letras

Existe também algo de kafkiano no livro. Se em Kafka (O Processo) a burocracia é a desculpa para evitar a defesa de um homem que já possui condenação previamente definida, em "A Montanha Mágica" a doença é a desculpa para o tédio que já capturou as personagens. Joachim, ao introduzir o primo Hans Castorp nos 'ritos' do lugar já da mostras do quão inevitável é o destino de quem ali está.

O tédio também pode ser visto como a mola propulsora para que os personagens possam explorar inúmeros campos de interesse, sejam eles apaixonar-se por uma russa casada, estudar fisiologia, converter-se em homem de caridade, estudar botânica, astrologia, praticar esqui, jogatina, fofoca e até mesmo a exploração de fenômenos paranormais, algo que estava na moda na época. Porém a especulação filosófica era o passatempo predileto do núcleo que gira em torno da personagem principal.

Este ócio (ou tédio) aos poucos opera mudanças significativas em Hans Castorp, mudanças que permitem com que veja a vida de forma diferente, algo que nunca conseguiria se trabalhasse como aqueles que vivem "lá embaixo". É a idealização de uma elite similar a que compunha os pensadores da Grécia clássica que não precisavam trabalhar e por isso pensavam.

É por isso que o clássico de Thomas Mann não pode ser comparado a literatura que estamos acostumados a consumir atualmente, literatura esta focada em roteiros que ligar começo, meio e fim já são mais do que o suficiente. "A Montanha Mágica" é denso e não poderia ser resumido; é o típico livro que não importa saber o final mas sim o percurso.

Ler "A Montanha Mágica" é um pouco como estar enclausurado na estância junto com as personagens; é preciso se "aclimatar" com o livro para poder entrega-se no final.



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo

Vencedor do Oscar 2012 de melhor curta animado, "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" ou em português "Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo" me trouxe reflexões interessantes sobre o que é ler e o porquê de se inciar nesta seleta arte.

Nossa água está em perigo

Maude Barlow - Água Futuro Azul

A discussão sobre a proteção e o futuro da água é mais abrangente do que podemos imaginar! O livro de Maude Barlow discute aspectos fundamentais deste bem tão precioso para o equilíbrio e sobrevivência dos seres vivos de nosso planeta.