Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Pais e Filhos

Como tornar-se presente na vida de seu filho

Este texto traz idéias de como é possível inserir em nossa rotina pequenos gestos que terão grande efeito na qualidade do convívio com nossos filhos.

Com a atribulada rotina, muitos pais, por falta de tempo ou disposição não acompanham o desenvolvimento de seus filhos, ou o fazem de forma precária.

É comum oferecerem brinquedos, presentes ou manterem a criança entretida com televisão, filmes, vídeo-game ou computador. Esse contexto pode ter diversas consequências, podendo incluir desde comportamentos para chamar a atenção até complicações mais sérias.

Uma criança precisa sentir-se olhada, valorizada. Necessita ser orientada em seus conflitos e conquistas. É fundamental que os pais exerçam esse papel de porto seguro para que os filhos possam crescer com tranqüilidade.

Estar presente na vida do seu filho é conversar com ele. Ouvir sobre seu dia-a-dia na escola, o que aprendeu, com quem brincou, brigou, conheceu. Elogiar um trabalho bem feito. Participar do desenvolvimento do seu filho é brincar com ele no seu tempo livre e desfrutar da sensação de relaxamento e alegria que isso proporciona. Andar de bicicleta, fazer bolha dentro da água, jogar, ensinar a perder ou ganhar, mas o mais importante: se relacionar. Vestir-se de Papai Noel enquanto ele acredita ou mesmo depois... É, quando adolescente, levá-lo somente até a esquina da festa, para ser visto sem a “humilhante” presença dos pais, permitindo-lhe a ilusão de independência, necessária para a construção da verdadeira independência.

Finalmente, se você encontrar inspiração, pode escrever um diário para seu filho, relatando seus próprios sentimentos e pensamentos ao observar cada passo do desabrochar de uma nova vida. E, quando adulto, ele poderá se emocionar ao dar-se conta do amor e dedicação que envolve o cuidado com uma criança, oferecendo o mesmo para a nova geração neste maravilhoso “ciclo da vida”.



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

Mãe e Profissional - Parte II

Minha filha poderia estar em horário integral em uma escola, mas quem a ensinaria a ter limites, ser uma pessoa boa para o mundo e para si mesma? Quem a ensinaria a se sentir amada e a amar?

Educação em massa

A educação é uma arte, arte de desenvolver, criar e transformar mentes e corpos. Mas isso não é mais visto, tudo fora corrompido e a sabedoria se alienou com a estabilidade.