Educação em massa
Educar. De acordo com Dermeval Saviani, filósofo e pedagogo brasileiro, educar seria a "educação do saber", pelo simples motivo de que o homem possuà uma mente extraordinária capaz de pensar em milhares de coisas ao analisar, por exemplo, uma palavra, ou seja, quando ouve-se a expressão maça. Um pode imaginar uma linda fruta vermelha, outro uma verde e até mesmo um fruto estragado. Assim, comprova-se a tese de que nem todos pensam 100% iguais a todo tempo, de que uma coisa, jamais será igual para uma multidão. Educação é uma capacidade intelectual de interesse e aprendizagem que nos transformam em quem somos no dia a dia.
Parece simples né, mas até gênios vieram a campo tratar de um assunto tão manipulado por tempos. Assim como o FÃsico Albert Einstein, "Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, ele viverá o resto de sua vida acreditando que é um idiota.
" Sim, todos nós somos gênios em algo, porém nunca seremos perfeitos em tudo. Por exemplo, nas escolas, todos nos forçam 100% a sermos bons em tudo, mas sempre haverá uma criança fantástica em exatas, mas péssima em humanas e vice-versa. E este é um dos motivos, que acumulados, está fazendo com que a educação do Brasil vá para a "foça". Desinteresse, falta de vontade de se matar de estudar para decorar (o que infelizmente pregam em muitos locais) uma matéria que só será usada em provas e vestibulares. Não há um porque filosófico, não há explicações racionais.
Crianças, assim como eu, são 100% aristotélicas (posso estar enganada, mas é uma grande maioria), elas querem ver o mundo, querem saber o "por que o sol brilha?", "por que devo aprender isto e onde irei aplicar tal teoria?" E ao invés dos mestres explicarem, eles se calam, porque é mais fácil ir ao ponto final. Isto não é uma generalização do corpo docente, mas é a maioria. Professores com salários horrÃveis, não reconhecidos, fazem aulas terrÃveis. E onde está o governo? Há é, ele só aparece para reclamar dos grupos massificados que está criando. Sim, criando, porque é fácil uma mãe por limites em um filho, mas como uma criança cria a vontade do estudo, se tem professores com má vontade de lecionar? Isso gera desanimo. E infelizmente, não é culpa deles. Assim, está é mais uma prova de porque toda a "educação está sendo jogada no lixo".
E por fim, indo um pouco mais a diante, sinto-me no dever de citar a alienação em massa. E assim como o gênio diria, Mario Quintana, "Alienação! Eu só pediria licença para lembrar que os alienados são precisamente os que tem uma ideia fixa." Pois bem, jamais uma lousa escrita a giz e um professor falando por 50 minutos será mais interessante do que a televisão, youtube ou qualquer meio comunicacional que a tecnologia nos trouxe. A mÃdia força a população pensar igual, porque mentes fracas são manipuláveis.
Agora, olhe ao seu redor, e fique com questionamentos em sua mente. Já percebera que tudo evoluiu? Carros, celulares, computadores e casas? E por que a educação não evoluiu? A evolução não é a capacidade de deixar tudo mais atraente para que todos tenham vontade de ter? por que não evoluem a educação para que alunos corram atrás da coisa mais forte deste mundo? O saber é poderoso demais. Pessoas inteligentes usam argumentos convincentes e sempre saberão que quanto mais aprendem, menos sabem. E enquanto as outras, usam a violência, porque é isso que a mÃdia ensina.
E por fim, um questionamento afrontoso. Por que tiraram a filosofia do ensino fundamental?
Será que isso não explica nada?
Agora cabe a você decidir.