Não ao sedentarismo infanto-juvenil - Saúde e Qualidade de Vida - Ser Melhor
Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Saúde e Qualidade de Vida

Não ao sedentarismo infanto-juvenil

O sedentarismo é um dos grandes vilões da qualidade de vida, portanto deve ser combatido desde a mais tenra infância. Os pais devem estar vigilantes e estimular os bons hábitos dos filhos. A nova geração está cada vez mais sedentária, adepta dos confortos da vida moderna, cheia de controles e meios eletrônicos que facilitam a vida e minimizam o esforço físico.

Os brinquedos modernos praticamente não exigem interação da criança, parece que brincam sozinhos. Os mais crescidinhos são fãs do vídeo game e do computador, passando horas na frente destes aparelhos.

Assim, o sedentarismo inicia-se cada mais cedo, aparecendo ainda na infância. Este fator contribui significativamente para o surgimento de patologias que normalmente só seriam constatadas na vida adulta, dentre as quais a obesidade e as complicações orgânicas que traz consigo.

Por outro lado, proporcionar a prática de atividade física na infância e na adolescência, só traz benefícios nesta fase da vida e, principalmente na futura, pois é na vida adulta que os bons hábitos são perpetuados e os resultados podem ser melhor observados.

Do ponto de vista da saúde, comprovadamente pode-se dizer que as crianças e adolescentes que praticam atividades físicas são mais saudáveis, têm menos excesso de peso, apresentam uma melhor performance cardiovascular, melhor condição respiratória, além de apresentarem uma maior densidade óssea e menor predisposição à doenças crônicas.

A prática de atividades físicas proporciona ainda outros pontos positivos, dentre os quais a oportunidade do lazer em grupo; desenvolve o espírito de equipe, freqüentemente contribui para a socialização; melhora o desempenho motor e, conseqüentemente, facilita a realização das atividades cotidianas, aumenta a auto-estima e a auto-confiança; entre outros benefícios que favorecem à criança e ao adolescente uma vida mais saudável.

Crianças e jovens precisam ser estimulados a exercitar-se regularmente, sem exageros ou cobranças excessivas. O esporte deve ser prazeroso, para que seja lembrado, na vida adulta, como algo bom, portanto passível de ser rememorado e perpetuado como um bom hábito de vida.



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

Hábitos de inverno

Com a chegada dos dias mais frios, vamos alterando nossos hábitos, nos recolhendo e comendo mais, no final do inverno muita gente reclama dos quilos que ganhou e culpa a estação, quando na verdade foram seus hábitos que a fizeram ganhar peso extra.

Para quem tem mais de 65 anos

Estima-se que em 2025 haverá mais de 800 milhões de pessoas acima dos 65 anos. A vida se ampliou. De que vale a vida sem um projeto de vida?