Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Saúde e Qualidade de Vida

Os Perigos dos Chás contra Gripes e Resfriados

Muita gente compra medicamentos em forma de chá pensando em complementar o tratamento com os chamados antigripais. Mas o que a maioria não sabe, é que o que faz efeito nesses chás é a substância chamada paracetamol, que em doses mais elevadas, pode comprometer o fígado e levar o paciente à morte.

Muita gente compra esses medicamentos em forma de chá pensando em complementar o tratamento com os chamados antigripais, como o Naldecon e o Resfenol, por exemplo. Mas o que a maioria não sabe, é que o que faz efeito nesses chás é a substância chamada paracetamol, que encontra-se na dosagem de 500mg. O paracetamol serve como analgésico e antipirético (antitérmico), ou seja, para dores e febre. E muitos medicamentos contra gripe (como os dois citados anteriormente) e alguns analgésicos também possuem o paracetamol em suas composições.

Porém, não devemos associar medicamentos que contêm paracetamol, já que altas doses desta substância são hepatotóxicas (=tóxicas para o fígado). Isto acontece porque o paracetamol, depois de sofrer algumas transformações no organismo, forma diversas substâncias (metabólitos). Uma delas é tóxica. Todavia, em doses baixas ela é rapidamente neutralizada por uma substância chamada glutationa. Em doses altas, essa neutralização acaba com o estoque de glutationa, que é um antioxidante (protege as células contra os radicais livres). Sem glutationa, as células do fígado passam a ser atacadas pelos radicais livres, e consequentemente morrem, podendo levar a uma falência hepática seguida de morte do paciente em poucos dias. E se o paciente for usuário de bebidas alcoólicas, pior ainda. A dose tóxica de paracetamol é ainda menor do que para quem não bebe.

Segundo Anthony Wong, Chefe do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo:

  1. "Ao tomar mais de um remédio, primeiro verifique se eles contêm a substância paracetamol. Caso contenham, não ultrapasse a margem terapêutica recomendada (segundo a FDA nos EUA, esta é de 4 g / dia).
  2. Em segundo lugar, não se pode pensar que o medicamento é seguro só porque é vendido sem prescrição. São remédios como outro qualquer e requerem cuidado. É preciso lembrar que a intoxicação por paracetamol é muito mais frequente do que o que se pensava antigamente.
  3. Por último, nunca se deve fazer automedicação, mesmo com remédios de venda livre, principalmente para crianças. O fato de ser de venda livre não reduz em nada os possíveis efeitos danosos."
  4. "Além disso, quem ingerir três ou mais doses de bebidas destiladas (como uísque, pinga, vodca, gim) NÃO deve tomar paracetamol."

Conclusão: o chazinho não é apenas um chá, mas sim um medicamento! E como tal deve ser tomado com cautela. Quanto ao efeito, é exatamente a mesma coisa tomar um envelope de Vick Pyrena ("chá Vick") ou um comprimido de Tylenol 500mg. O fato de ele ser "quentinho" só traz uma sensação de maior conforto que, no entanto, é puramente psicológico.



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

Quem tem medo de envelhecer?

'Para que servem coisas velhas?' Essa pergunta, que parece ingênua, é carregada de um horror surgido na época atual. Porém não deveríamos redimensionar a nossa forma de pensar/agir referentes ao envelhecer?

Conheça o surpreendente Instituto do Cérebro em São Paulo

Você sabia que temos no Brasil um dos mais avançados institutos de pesquisa relacionada ao cérebro?