Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

TV Ser Melhor

Empatia X Simpatia - estabelecendo conexões com o outro

O vídeo mostra que apesar de aparentemente parecidos, a empatia e a simpatia possuem perspectivas totalmente diferentes.

Podemos pensar que a empatia e a simpatia referem-se ao mesmo sentimento, talvez até como sinônimos. Porém, apesar de alguma semelhança, são sentimentos bem diferentes.

Se procurarmos no dicionário, encontraremos várias definições para ambas, das quais podemos destacar as que se relacionam à psicologia:

Empatia - processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro (Dicionário Houaiss)

Simpatia - solidarização com algo ou alguém, esp. com o estado mental de outra pessoa, sem que para isso o indivíduo se coloque no lugar do outro (Dicionário Houaiss)

Segundo Brené Brown, professora e pesquisadora da Universidade de Houston, que tem se dedicado por 10 anos no estudo da vulnerabilidade, coragem, autenticidade, vergonha e empatia, as diferenças entre ambos são enormes, como mostrado no vídeo acima.

Segundo ela, a empatia é uma conexão e a simpatia uma geradora de desconexão e o que faz algo ser bom é a conexão. Empatia é sentir com o outro, é saber que não estamos sós, simpatia é só uma opção. O importante não é dar respostas, mas entender o sentimento do outro, mesmo que não tenhamos uma resposta pronta para ajuda-la.

Uma perspectiva muito interessante e que nos faz refletir sobre como nos relacionamos, como tratamos o outro. E como somos tratados pelo outro.

Para nos aproximarmos verdadeiramente do outro temos que nos conectar primeiro conosco, com os nossos sentimentos. Mas vale a pena! Há crescimento para ambos!

Ficha técnica

Narração:
Brené Brown
Animação:
Katy Davis


Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

Desenvolvimento para poucos?

Como nosso dinheiro financia obras na Amazônia.

O BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento, tem como meta fomentar empreendimentos e promover o desenvolvimento do país porém, segundo a Agência Pública, o banco tem deixado muito a desejar quando se tratam dos aspectos sociais e ambientais.

As sacolas e o meio ambiente

Sacolas plásticas: de onde vem, como evitar, como reduzir

As sacolas plásticas há muito tem sido motivo de preocupação por seus impactos no ambiente. Saiba de onde ela vem e como diminuir sua utilização.