Life Smartphone: a hiper conectividade e suas devastadoras consequências
Segundo uma pesquisa da Flurry, uma empresa de análise de aplicativos, o vÃcio em smartphones cresceu quase 60% (59%) de 2014 para 2015. São cerca de 280 milhões de viciados em todo o mundo. Se juntássemos todas estas pessoas em um paÃs por incrÃvel que pareça ele seria a quarta nação mais populosa do mundo! Os analistas da Flurry consideram viciado quem usa aplicativos mais de 60 vezes por dia.
O uso excessivo do smartphone pode até ser comparado a vÃcios como o álcool ou drogas. Segundo a psicóloga Dora Góes, os sinais da dependência tecnológica são muito próximos aos de agentes quÃmicos. Tirar o aparelho de um viciado pode provocar crises de abstinência semelhantes as das drogas.
Além do perigo da dependência psicológica o uso indiscriminado do smartphone pode provocar acidentes ao, por exemplo, conferir mensagens ao mesmo tempo em que se dirige ou atravessando uma calçada com os dois olhos grudados no celular. Trombadas com outras pessoas na rua são das mais leves consequências neste caso.
A palavra "Detox Digital" ganhou as páginas dos jornais e o interesses dos empresários, principalmente nos Estados Unidos, onde pode-se comprar temporadas de desintoxicação eletrônica em refúgios ou acampamentos. Para os mais fortes e focados o simples abandono em casa dos aparelhos ou a restrição no uso destes, além de mais barato, também traz resultados positivos no sentido de redescobrir a 'vida fora da rede'. Mas isso parece ser uma ilha isolada em um oceano cada vez maior de pessoas viciadas e conectadas, já que a venda de celulares e smartphones vem crescendo sem parar nos últimos anos.
Apesar das redes sociais e dos aplicativos de mensagem serem os campeões na preferência das pessoas, o que faria supor um uso mais ligado ao lazer, o fenômeno do smartphone em muitos casos tem consequências no trabalho. A conexão onipresente faz as jornadas estenderem-se além do tempo no escritório, passando a ocupar também outros momento da vida como o trânsito, os momentos de lazer ou em casa.
É bem possÃvel que você já tenha presenciado ou mesmo protagonizado alguma situação com smartphones e é nesta linha que o vÃdeo "Life Smartphone" ironiza os absurdos de um mundo 100% móvel e conectado.