Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

TV Ser Melhor

A culpa é sua! - Vídeo ironiza a idéia machista de que a culpada pela violência sexual é a própria mulher.

Desmistificando a idéia de que a culpa pela violência sexual é da própria mulher
Contra a violência sexual e as desculpas esfarrapadas em defesa dos agressores, um grupo de humoristas indianos lança vídeo bem humorado, a fim de trazer o tema para discussão.

O tema violência sexual (ou estupro sendo mais direto) é extremamente delicado. Ele é um problema seríssimo em inúmeros países como Estados Unidos, Reino Unido e Índia, onde uma mulher é violentada a cada 20 minutos e os estupros coletivos são comuns. Porém a diferença é que lá as pessoas estão protestando e falando sobre o assunto enquanto em outros países o silêncio parece imperar.

Além deste tipo de violência ser desprezível, covarde e, na falta de outros adjetivos, criminoso, muitos agressores e machistas (que não necessariamente são homens) criam as mais absurdas teses para justificar o injustificável como 'ela estava vestindo uma roupa provocante' ou 'ela seduziu o homem o por isso foi violentada', 'ela deveria estar cuidado da casa e do marido e não na rua trabalhando' e por aí vai. Até mesmo em caso de violência sexual contra crianças é possível encontrar teorias desse tipo, em que a vítima é acusada de ser a culpada.

No Brasil a situação também é preocupante. De janeiro a junho de 2012, por exemplo, ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de violência sexual.

Outro ponto a se discutir é a violência dentro de casa. Um estupro pode sim ser praticado pelo próprio marido, na situação em que o ato sexual é praticado sem o consentimento da mulher ou por meio de violência. O problema é que estes casos geralmente são ignorados, seja pelo medo ou vergonha da mulher registrar queixa, seja pelo preconceito dos poderes institucionais e sociedade em admitir tal fato.

Pensando sobre o assunto o grupo de humoristas Indianos All India Bakchod (AIB 365) criou um vídeo que, de maneira bem humorada, aborda o tema, mostrando o quão absurda é a situação da mulher e as desculpas usadas para justificar tal violência. A frase 'A culpa é sua' referindo-se à própria mulher como culpada pela violência é o bordão do vídeo que mecere ser visto e espalhado. Por esta lógica absurda a vítima acaba por tornar-se a ré!

Assista também, aqui no site Ser Melhor, o vídeo em que a Maria da Penha, inspiradora da Lei Maria da Penha no Brasil, conta a sua história de violência e superação.

A Culpa é sua



Que tal compartilhar suas ideias?

Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br



Veja Também

Desenvolvimento para poucos?

Como nosso dinheiro financia obras na Amazônia.

O BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento, tem como meta fomentar empreendimentos e promover o desenvolvimento do país porém, segundo a Agência Pública, o banco tem deixado muito a desejar quando se tratam dos aspectos sociais e ambientais.

Transgênicos

Documentário Sementes da Liberdade | As multinacionais, os transgênicos e o domínio sobre a alimentação mundial

A história da semente tornou-se uma história de perdas, controle, dependência e dívida. Foi escrita por aqueles que querem fazer lucro enorme do nosso sistema alimentar, não importa o que o verdadeiro custo. É hora de mudar a história.