Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

TV Ser Melhor

Você sabe o que é Felicidade Interna Bruta (FIB)?

Felicidade Interna Bruta
Os modelos utilizados hoje para verificar a pujança da economia dos países são frios e não levam em conta as coisas que verdadeiramente importam na vida. Mas isso mudou em um pequeno país do Himalaia. Uma história fantástica que nos faz repensar os modelos de desenvolvimento.

O PIB (Produto Interno Bruto) é um índice que mede a riqueza ou atividade econômica de um país. Para calcular esta riqueza são utilizados elementos como resultados da indústria, serviços, e agropecuária. Este índice também pode ser calculado através da averiguação do consumo das famílias, consumo do governo, investimentos do governo e de empresas privadas e a soma das exportações e importações.

Agora, olhando os itens acima, você sentiu falta de alguma coisa? Foi exatamente isso que fez o rei de um país chamado Butão.

Percebendo que algo estava errado nesta conta o rei do Butão, Jigme Singya Wangchuck, criou, em 1972, outro índice: o FIB (Felicidade Interna Bruta). Uma definição para este índice seria:

\"FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual – sempre em harmonia com a Terra.\"
http://www.felicidadeinternabruta.org.br/sobre.html

Para esta nova forma de olhar um país entram na conta outras 'dimensões' como: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida

Um outro aspecto tão interessante quanto a própria criação do FIB talvez seja o destino do rei do Butão. Em 2006, ele se aposentou com 52 anos do posto de rei e deu ao seu povo a liberdade de escolher seus líderes. Dois anos depois, em 2008, o Butão elegeu seu primeiro parlamento.

Esta história é tão absolutamente maravilhosa que pode não parecer aqui do nosso planeta. A atitude do rei é condizente com a de um verdadeiro líder. É isto que falta a muitas pessoas que também ocupam cargos de liderança nos governos, empresas e até famílias. Liderança necessita de sabedoria, bondade, inovação e desprendimento, além é claro de outras qualidades que raramente vemos por aí.



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

A Confraria Britânica do Abraço Corporativo e o jornalismo

É uma das prerrogativas dos meios de comunicação apurar as fontes para que as notícias que lemos diariamente sejam confiáveis. A Confraria Britânica do Abraço Corporativo expõe em um documentário este problema.

Com bom humor vídeo discute o que é ser bandido

Bandido bom é bandido morto?

Os jornais nos mostram estatísticas que a violência é cada vez maior. Temos medo de sair, temos medo do estranho que está ao lado. Em meio ao caos vem uma questão: bandido bom é bandido morto?