Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Trabalho e Profissão

Dicas para utilizar melhor a Wikipedia

Como utilizar a wikipedia
Copiar e colar o que está na Wikipedia não vai resolver seus problemas, assim como crer cegamente no que está lá. Este artigo traz algumas dicas para utilizar melhor a Wikipedia de forma que seu trabalho não vire um pesadelo.

Em meu artigo anterior falei sobre o funcionamento da Wikipedia e um pouco de sua história, bem como a de seu principal fundador.

Neste artigo listo algumas dicas para que você possa utilizá-la de uma maneira melhor, lembrando que você não precisa obrigatoriamente seguir todas, porém quanto mais, melhor:

Não vou colocar este último item como uma “dica de boa utilização”, mas sim como uma “dica para facilitar sua vida”. Você pode instalar o aplicativo “Wapédia – Wiki Móvel” para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=org.wikipedia&hl=pt_BR) e IOS (https://itunes.apple.com/pt/app/wapedia-wiki-movel/id294507263?mt=8) e ter acesso muito mais facilmente à enciclopédia.

Além das dicas acima, temos que alertar os leitores no sentido de que alguns assuntos tendem a ser mais “sensíveis” do que outros na Wikipedia.

Se você é um programador, por exemplo, e esqueceu a sintaxe de algum comando a Wikipedia pode ser uma boa fonte de consulta, pois ao encontrar a informação você pode testá-la imediatamente (claro que estou considerando que este programador sabe minimamente quais comandos poderão trazer problemas como, por exemplo, apagar arquivos e etc) e verificar sua autenticidade.

Os maiores problemas podem estar nas biografias, fatos históricos e dentre outros, já que muitas vezes figuras públicas podem gerar grande comoção popular, atraindo pessoas dispostas a extravasar rancores e mágoas na edição de um verbete na Wikipedia.

Desta forma biografias, fatos históricos e similares, por serem mais difíceis de validar e suscetíveis a controvérsias, até pela falta de documentos, devem ser mais cuidadosamente consultados.

OUTROS PROJETOS

outros projetos

Mas a Wikipedia não é apenas a “Wikipedia”, ela é um projeto ainda mais amplo chamado Wikimedia, que agrega inúmeros outros projetos.

http://www.wikimedia.org/

Segundo a Wikimedia: “Wikimedia é um movimento global cuja missão é trazer conteúdo educacional gratuito para o mundo todo.”

Este grande agregador de projetos inclui, além da Wikipedia:

Wiktionary: Dicionário Livre http://www.wiktionary.org/

Wikiquote: Coleção de citações http://www.wikiquote.org/

Wikibooks: Livros didáticos gratuitos http://www.wikibooks.org/

Wikisource: Biblioteca Livre http://wikisource.org

Wikimedia Commons: Repositório de mídia compartilhada http://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page

Wikimedia: Dicionário de espécies http://species.wikimedia.org/wiki/Main_Page

E outros projetos. Visite http://www.wikimedia.org/ para conhecer melhor.

E você, tem alguma dica que deseje compartilhar? Então envie-nos.



Que tal compartilhar suas ideias?

Você é profissional da saúde ou educação e gostaria de contribuir para a comunidade com ideias e informações? Envie seu texto para faleconosco@sermelhor.com.br Clique aqui para mais informações sobre a publicação de textos no site Ser Melhor.



Veja Também

O cristão advogado e o falso testemunho

Este artigo traz valiosas reflexões sobre as questões morais que enfrenta um advogado com valores cristãos.

Créditos da imagem: photl.com

Fofoca no trabalho. Fuja disso!

"Você já soube o que aconteceu?!", "Você não vai acreditar!" Certas frases e a entonação dada a elas indicam: fofoca à vista!